Neil Young chama para boicote de algodão não orgânicos

Alguns dias depois de anunciar a sua colaboração com a Rainforest ConnectionNeil Young levou o assunto para o seu site e expôs esta questão ambiental que esta em seu coração. Falou Sobre a distribuição de camisetas de algodão orgânico, durante sua última turnê pela Europa, Young anunciou que está boicotando o algodão não-orgânico e pediu aos seus fãs para fazerem o mesmo. “Hoje, eu tenho tomado providencias para remover as vendas de camisetas não-orgânicos e outros produtos que danificam a terra,    nos meus shows e nas minhas lojas da web , escreveu Young. “Eu me comprometo a falar e fazer o que puder para proteger a Terra.” Young, em seguida forneceu uma lista que apresenta fatos assustadores sobre a produção de algodão. O algodão é a cultura têxtil mais utilizada na terra – cobre quase 5% das terras cultivadas do planeta. Algodão não-orgânico é campeão dos produtos agrícolas no uso de pesticidas. De todas as culturas ele usa 25% de todos os pesticidas com base petroquímica, fungicidas e herbicidas – globalmente.

Nos EUA, uma T-Shirt de algodão comum leva cerca de 1/3 de pesticidas e herbicidas no seu peso. A Environmental Protection Agency considera sete dos 15 principais pesticidas usados em algodão nos Estados Unidos como “possíveis”, “prováveis”, ou “conhecidos” ativos cancerígenos em organismo humano.

Estes produtos químicos absorvem no solo  e podem afetar as culturas próximas, penetrar no lençol freático, no sistema de abastecimento de água, rios e afetar muitas formas de vida.

Young além das informações sobre a agricultura do algodão da algumas dicas sobre hábitos sustentáveis ​​como lavanderia, observando que grande parte dos impactos ambientais de uma roupa vêm da lavagem e secagem.  Entre as dicas ele fala sobre roupas amarrotadas, sugerindo lavar e secar à maquina.  A roupa sai quente da maquina de secagem é só dobrar e guardar, ignorando o ferro de passar. Outra dica é lavar vestuário com menos frequência. (podemos entender que tomar banho com frequência/5minutos são suficientes e ensaboar-se de chuveiro fechado – é económico e pode segurar o tempo em que a roupa volta para o armário ao invés de ir ao cesto de roupa suja, Vivienne Westwood cantou a dica a tempos). Ele também observa que o cânhamo é uma otima opção mas não é tão  disponível quanto algodão orgânico. Young  tem se envolvido em ativismo ambiental, a partir de seu papel como co-fundador  da Farm Aid Farm, promovendo  seu carro elétrico LincVolt.  O artista será a atração principal da Farm Aid, junto com Jack White, Willie Nelson, John Mellencamp e Dave Matthews, em 13 de setembro, em Raleigh, Carolina do Norte. Young também vai retomar sua turnê acústica solo de cinemas americanos neste outono.

fonte: www.rollingstone.com

Neil Young fala mais e apresenta detalhes chocantes sobre a cultura do algodão 

‘O algodão orgânico é a opção mais sábia, tanto para a saúde das pessoas e ao meio ambiente’.

O algodão é cultivado principalmente por sua fibra, e é regulamentado como uma cultura não-alimentar. A  planta de algodão tem forma de caroço, cerca de 60%  do seu peso acaba na nossa cadeia alimentar.

O algodão é altamente processado, são usandos recursos adicionais para descasca-lo; separa-lo e  processos químico para o branqueamento e amolecimento da fibra.

… continua no site

www.neilyoung.com

Dados estatísticos sobre a cultura de algodão no Brasil:

O algodão comum é campeão mundial em uso de agrotoxico.

25% de todo agrotoxico usado para agricultura é usado para cultura de algodão comum. 

A industria não mensura o tamanho do dano que o plantio de algodão comum acarreta a natureza, a vida animal  e a vida humana.

Cada kilo de algodão colido levou 1,25kg de agrotoxico. 

Para cada camiseta basica 2/3 do peso dela é o peso em agrotoxico. 

20.000  agricultores morrem por ano por causa dos venenos nos campos de plantio de algodão comum.

A ração animal contem insumo do algodão, nosso gado – o gado Brasileiro, de corte e leiteiro, consome este produto. Portanto quem come carne ou toma leite e derivados consome venenos do plantio de algodão comum na cadeia alimentar. 

saiba mais sobre o ouro branco – o verdadeiro custo do algodão, no video  [White Gold – The True Cost Of Cotton]