O Impacto Ambiental do Algodão Convencional e da produção de uma única T-Shirt

“Além do actopacto humano, a moda se tornou a segunda indústria mais poluente do mundo – perdendo apenas para a indústria do petróleo”. 

O algodão é a fibra natural mais utilizado pela indústria têxtil no mundo. Este material geralmente é considerado melhor do ponto de vista do ambiente do que outros produtos sintéticos, mas a realidade é que ele também tem um impacto ambiental muito significativo.

No caso da T-shirt de algodão, muitos impactos diretos e indiretos devem ser levados em conta: a ocupação de terra necessária para o cultivo da planta, os produtos químicos utilizados, a energia utilizada no transporte, o uso de corantes e outros produtos químicos … Uma das questões mais sensíveis é a água .

O Brasil esta em 5o lugar a nível mundial em produção de algodão convencional. Observando que somos uma grande reserva natural, considerando fauna, flora e nossa importante reserva hídrica, o que estamos fazendo?

Um dado importante: para fazer uma simples camiseta de algodão, pesando 250 gramas usa-se cerca de 2.900 litros de água.

Dados chocantes sobre o algodão convencional:

– 3% da agricultura mundial e utiliza 25% de todo agrotóxico usado no mundo!

-70% dos agricultores que trabalham na lavoura algodoeira morrem de câncer!

-20 mil pessoas morrem por ano por causa de envenenamento acidental por pesticidas usados no cultivo de algodão convencional. Além de 5.000 suicídios entre estes os agricultores, por endividamento pela compra dos mesmos.

– O algodão geneticamente modificado é hoje 75% do algodão convencional.

– 1 kg de agrotóxicos contamina 1 bilhão de litros de água. Brasil: 6% do território mundial; 12% da água doce do mundo.

– Para a produção de 1 kg de tecido de algodão convencional são gastos 11 mil litros de água.

Saídas …

Sustentabilidade está ligada diretamente ao cuidado com o desperdício dos recursos naturais.

‘A busca do saber mais sobre marcas que estejam fazendo um trabalho bacana no mercado e oferecendo materiais sustentáveis e ecológicos é a melhor saída’.

Valorizar a compra de peças com valores justos para todos, pensando além do seu bolso e investindo neste ciclo de prosperidade mutuo … principalmente naqueles que trabalharam no processo produtivo de sua roupa de ponta a ponta. Investindo em peças mais duráveis e com qualidade superior.

Quando nos munimos de informação e decidimos mudar afetamos toda uma cadeia porque temos este poder.  Evitando ser reféns das tendências que surgem a cada nova estação, sem permitir que sejamos conduzidos como massa de manobra pelas mídias e indústrias de poder e ajudando a alimentar padrões impostos.

Repensar o consumo de forma responsável e o papel que exercemos na cultura do consumo, é a saída de um lugar de impacto negativo e a entrada para um lugar que gera valores e impactos positivos. Bem vindo! <3.

“O comércio de algodão orgânico é justo, esta é a melhor de fibra que pode ser usada para fazer roupas”, observa o diretor europeu da Textile Exchange, uma organização que diz que a esta forma biológica representa 1% da produção mundial de algodão.”

Vamos todos investir para expandir esta cultura?

Para saber mais click aqui.